Investimento publicitário se mantém em 2015, aponta Ibope Media.
Genomma, Via Varejo e Unilever lideram lista de maiores anunciantes.
Os gastos com publicidade no país somaram R$ 60,1 bilhões no 1º semestre de 2015, o que corresponde a um valor 0,8% maior ao registrado nos seis primeiros meses de 2014, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27) pelo Ibope Media, a partir de pesquisa regular de monitoramento dos investimentos nos principais meios de comunicação e mercados do país.
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“Sem o apelo comercial que o Mundial de Futebol proporcionou na primeira metade do ano passado e com um mercado anunciante mais cauteloso, os investimentos publicitários realizados no 1º semestre de 2015 se mantiveram estáveis e permaneceram no mesmo patamar de 2014”, destacou o Ibope em seu relatório.
Apesar dos investimentos se manterem estáveis, ocorreram inversões no ranking de maiores anunciantes. Pela primeira vez, uma empresa do segmento de varejo ou de bens de consumo não aparece na liderança.
Maiores anunciantes
Durante o 1º semestre de 2015, o laboratório mexicano Genomma (do segmento de Higiene Pessoal, Beleza e Farmacêutica) foi o maior anunciante do país, acumulando R$ 2,13 bilhões de investimentos em mídia, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior, segundo o Ibope. Em 2014, neste mesmo período, o anunciante ocupou a terceira posição.
A Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio, foi a segunda maior anunciante nos primeiros seis meses do mês, com R$ 2,11 bilhões em mídia, uma alta de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Unilever, que ocupava a primeira posição em 2014, totalizou R$ 1.93 bilhões de investimento, uma queda de 21% em relação ao 1º semestre de 2014.
Na sequência, aparecem Hypermarcas e Caixa. Completam o top 10 de maiores anunciantes: Ambev, Petrobras, telefonica, Fiat e Itaú.
Entre os 30 maiores anunciantes, destaque também para empresas que estavam ausentes no ranking anterior, como o Boticário, JBS e BRF Brasil Foods. Estas duas últimas tem travado este ano batalha pela conquista dos consumidores no setor de alimentos processados.
No ranking de setores, Comércio e Varejo segue na liderança, representando 19% dos investimentos destinados em mídia (R$ 11,6 bilhões). Em seguida, aparece o setor de Serviços ao Consumidor, com R$ 6,39 bilhões e o de Higiene Pessoal e Beleza, com R$ 6,36 bilhões.
Levantamento do Ibope lista os 30 maiores anunciantes no 1º semestre no brasil (Foto: Divulgação)
Meios
Entre os meios monitorados, a TV aberta segue com a maior fatia do bolo publicitário, com R$ 33,1 bilhões. Somados os investimentos destinados ao merchandising, o meio obteve 60% de participação no total investido no período, seguido por jornal (13%) e pela TV por assinatura (10%).
Os investimentos em formatos display na internet alcançaram 7% de participação do total em mídia destinado pelas agências e anunciantes. O Ibope lembra que, em 2015, este formato passou ser monitorado com uma nova metodologia de coleta, o que impossibilita sua comparação com os dados do ano anterior.
Praças
No ranking dos maiores mercados do país, São Paulo continua na liderança, absorvendo 24% da verba total. Rio de Janeiro (10%), Belo Horizonte (4%), Porto Alegre (3%) e Curitiba (3%) completam a lista dos cinco maiores mercados em volume de investimento publicitário.
Agências
No ranking das agências, a YR manteve a primeira posição, intermediando o equivalente a R$ 3,6 bilhões em mídia no primeiro semestre. Em seguida, aparece a Ogilvy & Mather Brasil, com R$ 1,8 bilhão, e a agência Africa, com R$ 1,5 bilhão.
Fonte: g1.globo.com