Ícone no mercado da moda, o crocodilo da Lacoste surgiu antes mesmo de a marca começar a ser comercializada. O símbolo surgiu em 1923 com uma aposta entre René Lacoste e Allan H. Muhr, capitão da equipe francesa na Copa Davis (principal torneio de tênis entre nações). O capitão prometeu dar ao seu jogador uma mala feita com pele de crocodilo caso ele fizesse um bom jogo para o time. A aposta gerou o apelido “Le Crocodile”, dado pela imprensa americana que cobria a disputa. Tempos depois, o ilustrador Robert George, amigo do tenista, desenhou o crocodilo que foi bordado na roupa que Lacoste usava nas quadras de tênis. Apenas no final da década de 1920 que René elaborou e mandou confeccionar um primeiro lote de camisas em algodão para ser utilizada durante os campeonatos.
Mais curta que as contemporâneas, que tinham manga longa, a peça foi concebida para suportar melhor o calor das quadras dos Estados Unidos e fez sucesso junto aos jogadores da época. Anos depois, em 1933, René se associou ao fabricante de malhas André Gillier, e lançou a primeira produção industrial de camisas pólo com a marca do crocodilo.
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